Sejam muito bem-vindos

É um prazer recebê-los aqui no meu blog.

Por aqui, vocês irão encontrar informações das mais variadas categorias.

Fiquem à vontade e, se possível, deixem comentários.

Pax et Bonum. (Paz e bem)

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Oração Eucarística IV cantada Caminho Neocatecumenal (1988)

Olha quem voltou!! :D

Hoje venho publicar algo de utilidade pública para o pessoal do Caminho Neocatecumenal.
Muitos, desde que foi publicada a 5ª edição do fichário de cânticos Ressuscitou, estão perguntando sobre como seria a melodia da IV Oração Eucarística (1988) que caiu de surpresa nas páginas [amarelas] 185-188 do fichário.

Enfim, anos a fio depois, consegui encontrar uma gravação horrível dessa Oração Eucarística cantada, em espanhol (aquelas gravações em fita - lembra de antigamente? Não tinha CD na época, era tudo fita -, toda distorcida, típica daquela fita que deve ter enroscado no rádio).
Mais quase dois anos depois, e eis que consegui, finalmente aprender direito e tirar um tempinho para gravar e editar um vídeo com a referida melodia (fazer isso no último ano de faculdade e com TCC não é mt fácil rsrs).

Bem, eu publiquei a melodia no meu canal do YouTube. Confira-a clicando aqui. Há um pouco de ruído ao fundo (meu microfone deve estar no fim da vida...), mas nada que atrapalhe no áudio.

Algumas considerações: olha, não é uma melodia muito fácil (a não ser o prefácio, que é o original de uma das salmodias que se usam para cantar os salmos das Horas litúrgicas). O principal problema é que a melodia explora uma escala muito grande de tons (de tal forma que, em alguns lugares, é necessário cantar grave até demais para que, em outros, se consiga cantar nos agudos mais altos). Para mim, que tenho facilidade para cantar tanto notas graves quanto médio-agudas, já não foi tão fácil. Uma sugestão é que se troque o "Por Cristo..." final pela melodia da Oração Eucarística II (bem mais conhecida e que não sobe tanto), tendo em vista que a nota mais aguda está no "Amém" final. Se isso for feito, talvez seja possível cantar com abraçadeira no primeiro ou segundo traste (já ajuda bastante...).

Como algumas cifras estão erradas no fichário, resolvi escanear as minhas fichas (com os devidos rabiscos) a fim de facilitar para quem quiser aprender essa "nova" (ou esquecida?) melodia (ou mesmo para quem não tem o fichário). Seguem as cifras:




Espero que sejam úteis!
Tenham todos um fim de ano mais que abençoado por Deus e pela Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário